Palestra Reservatórios Carbonáticos Fraturados e Carstificados

No dia 17/12 às 14 horas, na sala 509 do Instituto de Geociências ocorrerá a palestra "Reservatórios Carbonáticos Fraturados e Carstificados" com a pesquisadora  Carolina Cazarin. 

Resumo:

O estudo do carste é um ramo das geociências bastante específico, de domínio de raros especialistas espalhados pelo mundo. Ao mesmo tempo é um tema de interesse muito grande para controle de meio ambiente e, em especial, para estudos de aquíferos, atividade de extrema importância de onde vem grande parte do conhecimento científico aplicado de sistemas carbonáticos carstificados. A indústria do petróleo também apresenta forte interesse por este tema, já que boa parte das reservas de petróleo do mundo se associa a carbonatos com diferentes graus e tipos de carstificação.
A produção de hidrocarbonetos em reservatórios carbonáticos fraturados e/ou carstificados apresenta grandes desafios e incertezas, pois a qualidade do reservatório pode ser muito variável de acordo com a evolução tectono-sedimentar e diagenética. Redes e corredores de fraturas e falhas são elementos-chave na arquitetura do reservatório que podem impactar positivamente ou negativamente a produção. Além disso, fluidos baciais (muitas vezes hidrotermais) circulam ao longo desses sistemas multiescalares de fraturas e podem resultar em processos como silicicificação, dolomitização e/ou dissolução/lixiviação, desenvolvendo carstificação e gerando de porosidade secundária. O conhecimento profundo desses múltiplos fatores que controlam a qualidade do reservatório é a chave para a predição efetiva, tanto na exploração (escala regional), quanto na produção.

Tags: