Pesquisa de Dissertação de Mestrado

Caro aluno da UFF,

É importante tomarmos conhecimento dos problemas psicológicos no ensino superior. Não é de hoje que existem pesquisas demonstrando a quantidade alarmante de casos de depressão que se iniciam nesta etapa, sem mencionar o fato de ser a faixa etária mais propícia para ocorrência do primeiro episódio depressivo. Devido à grande quantidade de casos que permanece na escuridão, o objetivo de nossa pesquisa é identificar indícios visuais e textuais, provenientes de mídias sociais, que possam sinalizar risco de transtorno depressivo em alunos universitários da UFF. Tal identificação nos ajudaria a detectar atributos em meios virtuais que se correlacionam aos transtornos depressivos, possibilitando criar alertas de riscos para os usuários destas mídias sociais.

Portanto, gostaríamos de convidá-los a participar do projeto de pesquisa intitulado “Detecção de Severidade de Sintomas Depressivos em Estudantes Acadêmicos com o Apoio de Técnicas de Inteligência Artificial”, cujo grupo de pesquisa é composto pela Profª. Aline Paes do Instituto de Computação, o Prof. Elton Matsushima do Instituto de Psicologia, e o mestrando Paulo Mann, todos da UFF.  Sua participação consistirá em responder a um questionário online e a autorizar nossa análise de suas atividades em algumas mídias sociais. Para se voluntariar é necessário ser usuário de ao menos uma dessas redes sociais: Instagram ou Twitter, e ser aluno da UFF. Para tanto, te convido a preencher o questionário, cujo link é fornecido abaixo, com a intenção de coletar dados necessários para o desenvolvimento de nossa pesquisa científica. Porém, como pré-requisito é necessário que:

1) você seja um aluno da UFF

2) e utilize ao menos uma das duas redes sociais: Instagram ou Twitter.

Nosso projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFF (CEP-UFF), o que significa que ambas as partes estão protegidas, o participante e os pesquisadores, pelos regulamentos éticos estabelecidos pela UFF. Caso ainda existam dúvidas sobre a pesquisa, é possível entrar em contato conosco e teremos o prazer de elucidar toda e qualquer questão.

Agradeço pela cooperação e compreensão de todos!

Contatos: alinepaes@ic.uff.br, paulomann@id.uff.br, eh.matsushima@gmail.com