Saiba Mais - Não Alunos

O que é o Curso de Geofísica?

O Curso de Geofísica da UFF tem duração de 5 anos, oferece 42 vagas anuais e a possibilidade de o aluno, já na graduação, contar com profissionais de destaque nacional e internacional na área de geologia e geofísica. Tem por objetivo formar profissionais capacitados a atuar nas áreas de atuação da Geofísica, desde exploração de bens minerais em geral (especialmente petróleo e águas subterrâneas), até a problemas relacionados ao meio ambiente (avaliação de riscos ambientais, contaminação do solo e subsolo, etc.), no continente e nos oceanos. Em todos os casos, as metodologias geofísicas assumem destacada importância tanto pela notória utilização de técnicas não-invasivas quanto pelas diferentes escalas de aquisição.

Fluxograma do Curso

Baixe aqui o Fluxograma do Curso.

Ingresso na UFF

Transferência Interinstitucional

Para alunos que ingressaram, através de concurso público, em um curso de Geofísica em outras Universidades que queiram se transferir para a UFF.

A transferência interinstitucional é condicionada ao número de vagas disponíveis no Curso de Geofísica da UFF no semestre/ano em que é feito o pedido. O ingresso de alunos ocorre apenas no 1º semestre de cada ano, independente do período em que a transferência seja solicitada.

A solicitação deve ser feita nos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico seguindo os seguintes procedimentos.

O requerimento de TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL deve ser feito na Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias n° 9, Térreo, no GCA (antigo SCA), em Icaraí, Niterói, pessoalmente ou por procuração, acompanhado dos documentos listados a seguir. O pedido de transferência será analisado pelo Colegiado do Curso nos termos das normas em vigor na UFF e conforme critérios definidos pela coordenação, dependendo, inclusive, de vagas.

1) Requerimento ao Reitor – formulário a ser preenchido no GCA quando fizer o pedido;

2) Histórico escolar atualizado com notas (original ou cópia autenticada);

3) Programas das disciplinas cursadas e atividades cumpridas;

4) Fluxograma do curso na instituição de origem;

5) Declaração atualizada de que o requerente está regularmente matriculado na IES de origem (original ou cópia autenticada);

6) Comprovação de ingresso na IES pública de origem por processo seletivo;

7) Cópia de documento oficial de Identidade do requerente.

Em caso de dúvidas, fazer contato com leila@proac.uff.br ou rosanebarino@proac.uff.br